Notícias
Últimas notícias
Projeto Viva Lagoa é destaque em edição de livro sobre avanços do saneamento

O projeto da Jaguaruna Saneamento, empresa do Grupo Atlantis, de monitoramento da Lagoa Garopaba do Sul foi destaque em publicação do E-book (livro digital) "Demandas Essenciais para o Avanço da Engenharia Sanitária e Ambiental", publicado e divulgado neste mês pela Editora Atena de Curitiba.

O projeto Viva Lagoa foi apresentado no 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) em Natal (RN), junho/2019, e foi selecionado para compor o capítulo 20 deste livro, com o título “PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA LAGOA DA GAROPABA DO SUL/SC COM VISTAS A EFETIVA EXECUÇÃO DOS INVESTIMENTOS DO CONTRATO DE CONCESSÃO EM SANEAMENTO”. Este e-book contém outras publicações de projetos e estudos, com temáticas de preservação do meio ambiente, recursos hídricos, saneamento, onde aborda artigos de diversas teorias acerca da importância da engenharia ambiental e sanitária nestes temas.

A Jaguaruna Saneamento quando assumiu a concessão desenvolveu um programa de monitoramento da Lagoa da Garopaba do Sul e Barra do Camacho/SC, divulgando esses estudos, abrindo canal de discussão com a comunidade e órgãos públicos de controle e fiscalização. O programa é um processo iniciado, que visa a coleta de dados, estudos e acompanhamento contínuo e sistemático de variáveis, para avaliação e identificação qualitativa e quantitativa das condições do corpo lagunar em determinados momentos, bem como as tendências ao longo do tempo. O programa também servirá como forma de identificar os possíveis locais de implantação das unidades de tratamento de esgotos a serem projetadas. Assim, o monitoramento implantado visa a diminuir erros futuros, quando a concessionária iniciar a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

O engenheiro sanitarista, Ricardo Martins, da empresa Motta Martins Engenharia, é o responsável técnico do projeto. Ele fala como este projeto está sendo executado e os seus benefícios para a comunidade local.

 Entrevista

Como foi a aprovação do Projeto Viva A Lagoa para entrar neste e-book da Editora Atena?


R: O projeto Viva a Lagoa vem trilhando um caminho ascendente desde o início. Ao longo do projeto submetemos o mesmo para um artigo no congresso da ABES. Ele foi aceito para apresentação oral e publicado posteriormente nos anais do evento.  Com esta publicidade dada ao projeto acabamos por receber vários convites para publicação do artigo em revistas e livros. Acabamos por aceitar o convite da Editora Atena, que já havia publicado um outro livro em 2018 que também somos autores.

O que significa para a empresa o seu projeto estar neste e-book técnico com vários projetos de sustentabilidade?

R: Sustentabilidade é um tema de extrema importância no momento em que vivemos. Isso só demostra que a empresa está alinhada com as diretrizes que o saneamento básico e o meio ambiente passam no nosso país. Precisamos agir de forma proativa. As empresas privadas possuem agilidade, conhecimento e boas ações que demonstram que são capazes de assumir a responsabilidade, e de trazer serviços adequados de Saneamento à população brasileira e alcançar a tão almejada sustentabilidade. Por outro lado assume ainda mais responsabilidades, visto que o projeto possui metas importantes a serem alcançadas.  Podemos citar que este projeto vem de encontro aos anseios da comunidade local, ou seja, todos querem saber como está a lagoa e como ficará daqui há alguns anos. Já que os despejos irregulares de esgoto na lagoa tendem a diminuir drasticamente, após a implantação do sistema de tratamento de esgoto.

Quais foram as demandas técnicas efetuadas que foram realizadas pelo projeto até chegar na publicação deste e-book?

R: O projeto vem há mais de 2 anos desenvolvendo estudos com apoio de vários profissionais especializados. A empresa contratou os melhores equipamentos e estudos técnicos de laboratório para o desenvolvimento das pesquisas. Estamos montando um banco de dados sobre a lagoa que até hoje não havia. Poucos locais fazem tais trabalhos. Além disso há uma página na Internet onde o cidadão pode visualizar e ter informações sobre o projeto, no site www.vivaalagoa.com.br. Pode-se dizer que a empresa hoje está aliada com a responsabilidade social na divulgação de seus trabalhos à comunidade.

O que significa para o Projeto Viva a Lagoa estar nesta publicação que fala de avanços na Engenharia Ambiental?

R: Significa que estamos no caminho.  Poucas empresas, sejam públicas ou privadas, realizam um estudo tão completo e com um impacto tão positivo à população. O projeto avançou e está realizando novas pesquisas junto a lagoa. Nos próximos meses teremos dados suficientes para emitir um relatório completo com um diagnóstico de como a lagoa se encontra, de acordo com o último monitoramento realizado pela equipe técnica, em novembro.

O e-book “Demandas Essenciais para o Avanço da Engenharia Sanitária e Ambiental” estará disponível nos sites: grupoatlantis.com.br, vivaalagoa.com.br e jaguarunasaneamento.com.br e qualquer pessoa com interesse na leitura poderá fazer o download.


CONFIRA O E-BOOK


Assessoria de Imprensa

Tem interesse em receber nossas notícias e ficar por dentro de tudo que acontece em nossa empresa?
Solicite para nossa Assesoria de Imprensa!
Mylene Salgado
comunicacao@grupoatlantis.com.br
(48) 30532565 / (48) 99123 2919